2016 foi um divisor de águas para o marketing digital. Metodologias surgiram, outras consolidaram-se, oferecendo uma aproximação cada vez maior entre empresas seus cliente.
A criação das Buyer Personas tornou-se peça chave para chegar ao tipo de cliente desejado. Mas o que são Buyer Personas?

Seu cliente ideal, ou Buyer Personas – quem são, onde vivem, como se relacionam

O pai desta metodologia, Alan Cooper, americano, programador e designer de softwares,começou em 1992 pesquisas para tentar determinar qual o perfil do cliente ideal de uma empresa. Alan criou uma metodologia de projeto que colocava as necessidades dos usuários em primeiro lugar. Dessa forma, entrevistou os usuários de produtos de seu cliente e descobriu as linhas comuns que fizeram essas pessoas felizes. Nascia a prática da utilização de personas como ferramentas de design, a qual foi introduzida ao marketing digital como forma de chegar ao cliente desejado oferecendo o conteúdo certo através de ferramentas de interação.

site novo com GDDResumindo, Personas são perfis fictícios que representam o seu comprador ou internauta ideal. Veja um exemplo de como definir um perfil de persona.

 

Após esse mapeamento, criam-se conteúdos para cada jornada de compra do visitante.

materiais-e-fases-inbound

No Brasil menos de 3% das agências de marketing digital utilizam-se dessa prática de relacionamento. Em meio a essa nova forma de relacionar-se com o cliente, no segundo semestre de 2015 surgiu uma nova tendência. O GDD.

Mas por quê se preocupar com o tipo de cliente e seu comportamento ao invés de vender direto como normalmente ocorre?

O que é GDD e como ele é necessário pro site novo de seu negócio

Como abordamos neste post , um site feito a partir de métodos ultrapassados e tradicionais pode acarretar em dificuldades para modifica-lo de maneira dinâmica, propiciando demanda de tempo e custo de investimento em novo layout e funcionalidades.

Já o GDD – Growth-Driven Design (Desenvolvimento Orientado ao Crescimento) é uma nova metodologia que vem sendo aplicada nos Estados Unidos para se criar um site e foi idealizada pelo Program Manager da HubSpot, Luke Summerfield.

Uma metodologia de desenvolvimento que se baseia na publicação rápida e atualização constante do projeto de um site, sendo apoiada no estudo e entendimento crítico do que realmente funciona para o usuário que você deseja impactar, ou seja, as suas Personas. Esse modelo de desenvolvimento vem sendo a melhor solução para gerar leads (contatos) em um curto espaço de tempo.

Então, o GROWTH-DRIVEN DESIGN efetua o desenvolvimento de seu site de forma gradual, focando em resultados, recursos e funcionalidades para o visitante.

O GDD trabalha com base na técnica Inbound Marketing e aliado a ela é peça chave para uma identidade online de sucesso e que atinja o perfil ideal de cliente

Os princípios dessa nova tendência são:

  • Foco nas personas e em resultados
  • Adaptar-se as tendências
  • Maior envolvimento e afinidade com redes sociais
  • Reduzir riscos
  • Aprender e aprimorar
  • Obter informações para equipe de marketing e vendas

Desenvolvimento de Sites x GDD

Quando comparado com o processo tradicional de criação de site ou redesign de um site já existente o Growth-Driven Design mostrou-se mais vantajoso em termos financeiros e de tempo.

Marketing x GDD

Depois de lançado, um site normalmente fica sem grandes atualizações de 1,5 a 2 anos, seja por falta de recursos, muitas vezes por falta de recursos ou equipe para tocar o projeto, deixando de lado um dos maiores recursos que a empresa tem nos dias atuais para se promover, o seu site.

comparativo de tempo site novo

Como funciona a metodologia GDD?

O Growth-Driven Design possui 3 pilares fundamentais:

3 passos do gdd para um novo site

 

 

Sites GDD tem duas fases: a fase de estratégia e plataforma de lançamento (com duração de 30 a 40 dias) e o desenvolvimento interativo com fase de melhoria contínua (presente ao longo dos próximos 11 meses).

As 2 fases são abordadas neste post, onde continuamos demonstrando as virtudes deste método.

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Ficou curioso em saber como descobrir quem são sua Buyer Personas? A Geração de Conteúdo desenvolveu uma pesquisa exclusiva, que pode ser acessada clicando neste botão abaixo.

gerador de personas

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