Mesmo em tempos de crise, os restaurantes não deveriam ter do que reclamar. É um dos mercados com os que maior crescimento no mundo todo. Segundo dados da Fiesp, houve um crescimento de 35% em 2015.

Em um nicho como esse, é óbvia a necessidade de se destacar. Portanto, para se sobressair, não ter um plano de marketing acaba não sendo uma opção. Será que existem boas alternativas para aumentar seu faturamento e fidelizar cliente quando falamos em marketing para restaurantes?

O meio digital – devido ao excelente custo-benefício de suas ações – acaba sendo o local com resultados mais interessantes. Basta tudo estar totalmente adequado e interligado para obter os melhores resultados. E é aí que o Inbound Marketing se destaca.

Se você ainda não conhece esta estratégia de marketing, leia este artigo: você vai poder começar aplicar no seu negócio rapidinho! Porém o papo hoje é sobre o segmento de gastronomia.

Afinal, como você pode usar a estratégia de Inbound Marketing para restaurantes e bares, atraindo clientes e convertendo em vendas?

Marketing para restaurantes: primeiro tenha um site e claro, um blog

Digital-Marketing-for-Restaurants-eBookAs redes sociais são sim importantes para a estratégia, mas vamos focar em uma etapa de cada vez. Ter um website pro seu negócio é imprescindível, quando se fala em marketing para restaurantes. Por sinal, qualquer negócio deveria possuir um. Afinal, um  site é como se fosse a sua casa na internet, ou seja, é o meio mais fácil do cliente chegar até você. Já o Facebook, podemos dizer que é como uma casa alugada. Pense um pouco: e se Facebook decidir sair do ar? Como seus consumidores vão te encontrar?

Ser encontrado de maneira fácil, direta e sem distrações é uma das vantagens de ter um site. Você pode explicar de forma simples do que se trata o seu bar e restaurante, ter o seu cardápio online, além de informações de contato, como endereço, telefone e redes sociais. Já pensou em vender reservas para aquele evento especial? Sim, dá também!

 

Converta visitantes em clientes com o Inbound Marketing

A internet, sabemos, é onde costumamos buscar informações. Você já pensou em como seria uma compra hoje, sem o Google? Se destaca quem tem bom posicionamento nas buscas. E a mágica pra isso acontecer é ter conteúdo de qualidade para seus potenciais clientes te encontrem. Quando pensamos em marketing para restaurantes, focamos nisso Porém preciso te avisar de uma coisa: bom conteúdo não significa fazer “textões” sobre assuntos aleatórios. Antes de mais nada, é necessário planejar pra quem, e depois o que será produzido.

Aí entra um outro termo: buyers personas, que são a representação de seu cliente ideal. Elas devem ser bem definidas, para  só então, serem criados conteúdos de acordo com o perfil de cada uma. Entenda melhor:

Imagine que você tem um sports bar com destaque para esportes americanos. Ou seja, quem frequenta o ambiente sabe quem é Lebron James, Stephen Curry, Aaron Rodgers, e Tom Brady não é só o marido de Gisele Bundchen.  Logo, o que atrai seu público ideal? Conteúdo relacionado a isso! Dê notícias sobre os esportes, sobre os times, sugira datas e programe eventos que tem tudo a ver com o público!

Partindo daí, você conseguirá identificar e planejar cada conteúdo. Pesquise palavras-chave relacionadas e aplique estratégias de SEO. Pra conseguir um possível cliente, mais vale um texto com as estratégias corretas do que três textos escritos sem nenhum foco.

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Outra coisa a se utilizar é Google Adwords , desde que de forma adequada,  segmentando corretamente o público e com a analise constante dos dados.

Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat – chegou a vez das redes sociais.

Agora que você tem o conteúdo perfeito para atrair clientes, chegou a hora de divulgar o seu blog através das redes sociais. A mágica acontece aí – as redes são os melhores instrumentos para propagar excelente conteúdo.

Ao mesmo tempo, elas são um lugar para se relacionar com o público, interagir. É um ótimo local para responder dúvidas, reclamações e elogios. É perfeita para se aproximar dos usuários e ter uma relação duradoura com sua marca.

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O Instagram é uma rede especial para quem é do mercado de gastronomia e lazer. No Insta, você trabalha a imagem de sua marca, por publicar as fotos dos pratos, drinks e entretenimento de sua casa. Imagens bonitas têm um poder enorme e um ótimo engajamento. Aproveite e faça uma produção de deixar qualquer um com água na boca.

 

Visitantes e curtidores devem virar clientes e depois fãs de sua marca

Que ótimo, você já conseguiu níveis bons de visitas em seu site e curtidores de sua página. Mas de que adianta se eles não virarem clientes? O segredo? Produza conteúdos exclusivos. Isto é um divisor de águas quando falamos em marketing para restaurantes.

Lembra do sports bar? Que tal produzir um Guia exclusivo da temporada da NBA ou NFL, com conteúdo de primeira? Será que o visitante lhe daria em troca seu nome, e-mail e telefone?  Bingo! Um desconhecido virou um contato, que poderá receber suas ofertas por meio de campanhas de e-mail bem pensadas, oferecendo cupons de descontos e outras iscas. É o que chamamos de jornada da compra do cliente, que é o caminho que um desconhecido leva até tornar-se fã de sua marca.

Fazendo o cliente se tornar fã

Construir uma boa reputação não é fácil. Porém, com as redes sociais a coisa ficou um pouco mais simples. Monitore o que falam de você na internet (facebook, instagram, reclame aqui) e responda sempre!

O Trip Advisor e o Foursquare são locais de extrema importância para o mercado de restaurantes e lazer, tendo em vista que muitas opiniões são dadas nestes sistemas. E sim, eles rankeam bem no Google. É mais fácil eles estarem na primeira página do que a maioria dos restaurantes.

O e-mail marketing é outra forma de se relacionar com seus clientes. A partir do momento que conseguiu converter visitantes em contatos através de seu conteúdo, é a hora de mantê-los interessados.

E aí cabe novamente outra dica: separe os seus conteúdos de começo (80%), meio (10%) e fundo (10%) da jornada de compra. Dependendo do estágio do contato, envie os artigos mais indicados, sempre buscando manter uma relação pessoal de deixando pra trás mensagens robotizadas.

Quer uma ajuda? Dê uma olhada neste artigo e veja como fazer isso de maneira eficaz.

O e-mail marketing é um excelente local para oferecer materiais bacanas também. Fazer com que o seu contato preencha formulários em landing pages é uma forma excelente de conhecer quem são cada um deles, no detalhe.blog_Grip-on-Big-Data

Além disso, através do email marketing você pode aplicar diversas ações como pesquisa de opinião e programa de fidelidade. Ter clara noção do que o seu cliente acha do seu estabelecimento é espetacular para o posicionamento de marca e conhecer alguns problemas que até então você não sabia que existiam. Este por sinal é um dos segredos de quem está sempre um passo à frente no mercado, quando falamos em marketing para restaurantes.

Que tal propor um programa de fidelidade – mas só pra quem merece? Ou receitas de drinks e petiscos… Campanhas de e-mail são perfeitas pra isso, já que é obrigação de qualquer marca fazer o cliente se sentir especial.

Planejou tudo, executou corretamente? Hora de medir os resultados

Uma estratégia completa de marketing digital é aquela que você analisa os resultados importantes para cada objetivo desejado. Conseguir identificar cada dado e medi-lo irá fazer com que descubra se sua estratégia está dando bons resultados. Este é um dos grandes diferenciais do marketing digital – medimos tudo.

Conclusão

Ter um negócio no ramo de gastronomia e eventos hoje pode pode ser extremamente lucrativo caso aplique a estratégia de marketing digital correta. A Geração de Conteúdo oferece gratuitamente uma Consulta Grátis para você ver todas as oportunidades que pode ter em aumentar seu faturamento, e fidelizar clientes, com baixo investimento. Acesse nossa ferramenta e surpreenda-se com os resultados.

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