Muitas empresas já descobriram como aproveitar os benefícios de um blog. Já outras continuam patinando ao manter um conteúdo voltado para seções de press releases, valores da empresa, jargões de negócios etc. Atenção! Não faça do blog da sua empresa mais um desses, a não ser que não faça questão de visitantes que virem fãs.

Um blog corporativo de sucesso é aquele que dá ao público uma sensação de contato mais pessoal do que aquela sensação impessoal corporativa. Eles oferecem uma forma de interesse e diálogo real, que criam uma base de leitores fiéis.

 

Saca o “blog corporativo”? Esqueça ele de uma vez!

Resumindo em uma frase: o blog do seu negócio deve ser interessante, notável e só.

Vamos a alguns exemplos? Dave Kellogg, CEO da Mark Logic, comenta: “Eu não estou certo de que ‘notável’ e ‘blog corporativo’ pertençam a mesma sentença. Blogs corporativos notáveis são na realidade blogs de pessoas dedicadas que trabalham na empresa”. E ainda complementa: “Ao invés de ter como objetivo um ‘blog corporativo’, você deveria pensar em ter vários grandes blogueiros dentro da empresa”.

 

Dois ou…. um! Quem deveria escrever para o blog? Todos!

Giovanni Rodriguez, sócio-fundador da Hubbub, comenta: “Independentemente de sua empresa ser pequena ou grande, você precisa entender que mídias sociais são ferramentas para todos, não somente para o relações públicas ou assessor de imprensa”.

Se você conseguir que diferentes pessoas da empresa atuem como autores do blog, mais conteúdo e de áreas e temas diferentes irão surgir, o que facilita a captação de leitores e também aumenta as discussões sobre os assuntos comentados.

 

Abranja mais conteúdo do que pura e simplesmente seu negócio

Não adianta contar a mesma história sempre, nem de pontos de vista diferentes. Logo, falar sempre da sua empresa vai ficar chato. O alvo aqui é criar conteúdos interessantes das áreas que podem ser interessantes para o seu público alvo.

Debata e opine sobre assuntos e tópicos nos quais seus leitores têm interesse, apresente tendências de mercado e da indústria, comente sobre as opiniões que gurus e experts da área estão falando.

 

Marketing para a empresa deve ser uma consequência do blog

Blogs não devem ser usados para vender de forma direta o seu produto ou serviço. Um blog funciona melhor para manter um contato com seu público e prendê-lo a sua marca.

Apaixone-se pela sua audiência e no que agregará valor para ela, ao invés de só querer vender o seu produto. Compartilhar histórias de uso, por exemplo, gera curiosidade nas pessoas.

 

Um blog é uma forma de contato pessoal

É a hora de ficar próximo de seus visitantes. Um blog é uma forma mais próxima de contato pessoal com seus clientes, longe do clima impessoal do site oficial da empresa.

 

As interações devem ser constantes

Uma boa conversa é sempre bom, não é mesmo? Os comentários trazem mais dinamismo para o blog. Algumas coisas que você deve fazer para mantê-los:

  • Encoraje os comentários, por exemplo, fazendo diversas perguntas;
  • Atenção total ao conteúdo dos diálogos e responda rapidamente os comentários (esperar 3 dias para respondê-los não é nada animador para seus leitores).

 

Tem que ter compromisso

  • Foque em conteúdo interessante;
  • Fuja das manobras manjadas de marketing;
  • Seja criativo e deixe de lado as coisas chatas de uma empresa
  • …ou, então, nem crie um blog.

 

E aí, pronto para criar o blog de sua empresa? Que tal baixar um kit elaborado pela Geração de Conteúdo para blogar com eficiência e não perder esta oportunidade?

 

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Este artigo foi baseado no texto How to Make an Awesome Corporate Blog – Entrepreneur.

 

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