Blog da Geração de Conteúdo

Segmentação de Leads – fale com a pessoa certa na hora perfeita

Será que vale a pena desperdiçar tempo e dinheiro oferecendo algo que seu cliente não tem interesse? Faça a segmentação de leads e venda mais fácil

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

segmentação de leads

Você fez um trabalho excepcional e conseguiu uma série de Leads, ou contatos para sua equipe de vendas. Porém, como sua equipe poderá saber o estagio daquele Lead na Jornada da compra? Ou seja, como saber a hora exata para oferecer determinada oferta?
O sucesso da solução de Marketing Digital da sua empresa sempre dependerá do processo de qualificação de seus Leads. Entre as singularidades do Lead que devem ser consideradas na qualificação destacam-se:

  • Interesses apresentados e comportamento de compra;
  • Quais materiais ele acessou e qual a profundidade dos conteúdos;
  • Perfil do Lead e cargo de atuação;

Faça a segmentação de leads e entenda os reais interesses de seu possível cliente

Por exemplo, para acessar um material apresentado para empreendimentos imobiliários, como um comparativo entre bairros, já podemos pedir ao Lead qual a preferência dele e pensar em um fluxo de nutrição específico para aquele bairro. Dessa forma, você envia o conteúdo adequado para a persona ideal, otimizando o processo de decisão de compra.

Se ele quiser baixar por exemplo, o “Manual do Inquilino” você pode questionar ao Lead qual o objetivo dele para saber se ele tem interesse em comprar, vender ou alugar. Caso o Lead selecione “alugar” e sua imobiliária não trabalhe com aluguéis, o que deve fazer? Já que esse Lead não tem potencial para se tornar um cliente, ele não precisa participar de um fluxo de nutrição de imediato.

Qual o segredo? Faça as perguntas certas

Existem inúmeras opções que podem ser aplicadas pra efetuar uma boa segmentação de Leads, tais como:

  • Pergunte: quantos quartos você precisa no apartamento? (Resposta: 2/ 2 a 3/mais de 3)
  • Pergunte: você possui animais de estimação? (Resposta: sim/não)
  • Pergunte: Você possui filhos? (Resposta: sim/não)

Um lembrete importante é que todas as informações perguntadas em formulários de Landing Pages devem ter um objetivo futuro. Perguntar apenas para saber, além de não ter finalidade, pode diminuir a conversão de visitantes para Leads.

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