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Marketing de conteúdo e B2B: nascidos um para o outro

Hoje em dia, não é natural que antes de comprar alguma coisa, as pessoas façam uma pesquisa sobre o assunto na internet? Para realizar uma compra no mercado B2B, isso também não muda.

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

marketing de conteudo

O mercado B2B é conhecido por não ter negócios realizados de maneira rápida. Afinal, nenhuma compra é realizada sem um trabalho prévio de entendimento dos problemas a serem resolvidos e uma boa avaliação de soluções disponíveis no mercado.

O Marketing de Conteúdo como aliado no processo de venda

Hoje em dia, não é natural que antes de comprar alguma coisa, as pessoas façam uma pesquisa sobre o assunto na internet?  Para realizar uma compra no mercado B2B, isso também não muda.

Tendo isso em mente, a proposta do Marketing de Conteúdo se encaixa perfeitamente sobre o processo de aquisição de serviços ou produtos de alto valor agregado. Afinal, por meio dela, os fornecedores passam a participar ativamente de toda a jornada de compra. Sua contribuição é na preparação de seus potenciais clientes e indiretamente construindo uma imagem positiva de sua marca.

Vender sem sair do escritório é possível

Tudo começa no auxílio da identificação de problemas, num relacionamento que passa pelo compartilhamento de informações sobre as melhores alternativas de solução. E claro, geralmente finaliza em um pedido de orçamento (ou até compra!) de um cliente preparado para consumir seus serviços ou produtos. Na maioria das vezes, isso acontece sem precisar sair do seu escritório!

Portanto, os grandes investimentos em viagens, eventos e reuniões dão lugar a uma racionalização dos custos de aquisição de clientes (CACs). Isso acontece por meio de uma estratégia clara, de investimentos na construção de valor do seu negócio no mundo digital, a partir da  geração de conteúdo relevante. Deste modo, o conhecimento compartilhado na internet começa a representar os valores que a sua empresa possui.

O processo de monitoramento do consumo deste conteúdo chama-se nutrição de potenciais “leads”. Estes conteúdos serão responsáveis por trazer para a sua empresa os clientes realmente qualificados para consumir seus serviços e produtos.

Faça seu cliente correr atrás de você, seja referência no mercado

O uso aliado da estratégia de “inbound marketing” permite reduzir o esforço de “correr atrás de clientes”. Afinal, todos aqueles que realmente precisam de sua ajuda irão lhe procurar por reconhecer a sua excelência no assunto!

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de sucesso nos últimos anos, e rapidamente caminha para tornar-se um padrão. A geração de conteúdos relevantes auxiliada pela grande facilidade de divulgação e compartilhamento de informações no mundo digital, fizeram seu sucesso.

Portanto, além de ampliar sua força de atração de novos clientes, esta estratégia ajuda a sistematizar e automatizar o desenvolvimento do funil de vendas por meio do maior patrimônio de nossos dia, o conhecimento.

Caso queira saber um pouco mais sobre como esta estratégia é a melhor forma de acelerar suas vendas, veja neste post como é possível fazer marketing focado em resultados.

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