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O Growth-Driven Design nasceu pra você ficar feliz com seu site novo

Site novo no ar: Cenário 1 Seu site novo está no ar. A expectativa é alta. Daí você começa a esperar o óbvio – reações. 1 dia, 1 semana, 1 mês e nada. Depois de 45 dias, um comentário! Você corre pra ver e era SPAM… Automaticamente você começa a calcular o tempo, dinheiro e […]

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

Site novo no ar: Cenário 1

Seu site novo está no ar. A expectativa é alta. Daí você começa a esperar o óbvio – reações. 1 dia, 1 semana, 1 mês e nada. Depois de 45 dias, um comentário! Você corre pra ver e era SPAM… Automaticamente você começa a calcular o tempo, dinheiro e dedicação investidos. Só piora

Site novo no ar: Cenário 2

Imagine que você não precise esperar de 2 a 6 meses – um prazo típico – até seu site novo começar a dar resultados e que seus usuários deixem dicas do que você deve fazer para melhorar. Junte isso a uma metodologia de desenvolvimento arrojada, integrada à estratégia de Inbound Marketing e você terá uma pequena amostra do que é Growth-Driven Design e como essa nova maneira de projetar e desenvolver sites pode transformar o seu negócio!

 

SEU SITE NOVO COM GROWTH-DRIVEN DESIGN. O QUE ESPERAR?

Uma nova maneira de desenvolver sites. Assim pode ser entendida a metodologia idealizada pelo Program Manager da HubSpot, Luke Summerfield. Growth-Driven Design, GDD ou Desenvolvimento Orientado ao Crescimento é uma metodologia ágil de desenvolvimento que se baseia na publicação rápida e atualização constante de um projeto de site. Apoiada no estudo e entendimento crítico do que realmente funciona para o usuário que você deseja impactar, esse modelo de desenvolvimento é a solução ideal para gerar leads em tempo recorde, oferecendo a cada mês uma experiência otimizada para sua persona.

A maior diferença do GDD em relação ao modelo de Desenvolvimento Tradicional é a aproximação inteligente e data-driven frente ao desafio que é planejar, desenvolver e publicar um novo site ou redesign.

Diferente dos processos tradicionais de web design, em que o custo inicial é elevado, o tempo até a publicação é longo e as garantias de performance não são user-based, um projeto Growth-Driven é publicado muito mais rapidamente e trabalhado sob um sistemático ciclo de análise e aperfeiçoamento.

 

Resumindo, o  objetivo do Growth-Driven Design é encurtar o tempo de publicação para focar no que realmente vai causar o maior impacto em seu usuário e produzir, a cada dia, os melhores resultados.

 

 

NA PRÁTICA, COMO É UM PROJETO GDD?

Um projeto Growth-Driven Design pode ser dividido em três etapas

  1. Planejamento estratégico
  2. Desenvolvimento acelerado
  3. Ciclos de melhoria continuada

Assim como no Desenvolvimento Tradicional, em um momento inicial define-se o escopo do projeto, quais as ambições, público alvo e soluções que o site deverá fornecer. Entretanto, as semelhanças com o Desenvolvimento Tradicional se encerram frente à maneira como o escopo é racionalizado, cortando excessos e obstáculos desnecessários.

growth-driven-design

Um projeto de Growth-Driven Design deve ter seu escopo analisado sob o Princípio de Pareto ou Regra 80/20. Ou seja:

Quais 20% das requisições/funcionalidades vão produzir 80% do resultado esperado.

Entender o que o site realmente precisa é essencial para que sejam compreendidas quais as urgências reais do projeto, quais funcionalidades são menos críticas e devem entrar numa atualização posterior, qual persona você deseja atingir e qual a melhor maneira de desenvolver a Plataforma de Lançamento do projeto.

PRA QUE SERVE A PLATAFORMA DE LANÇAMENTO?

Aa Plataforma de Lançamento é a primeira versão do seu site. Planejada com estratégia e escopo reduzido à eficiência máxima, Um ambiente desenvolvido rapidamente, com páginas estritamente necessárias, que servirá como base de aplicação dos primeiros testes de usabilidade.

Plataforma de Lançamento no ar, sendo monitorada e observada, é possível compreender o real comportamento dos seus visitantes através de diversas ferramentas, como:

  • HotJar,
  • Lucky Orange,
  • Visual Website Optimizer, entre outras.

De posse desses dados, abre-se espaço para trabalhar em melhorias e novas funcionalidades com confiança e embasamento técnico, isso tudo ao mesmo tempo que CTAs engatilhados e formulários otimizados dão o pontapé inicial na sua nova máquina de leads.

A DESCOBERTA DO QUE SEU USUÁRIO QUER/PRECISA – SIMPLIFICADA

O princípio fundamental é de que usuários definem quais mudanças serão realizadas no site, deve-se começar pensando qual mudança pode gerar que tipo de resultado. Feita essa estimativa, é criada uma hipótese para guiar esse processo individual de testes, por exemplo, “Com base nas estimativas X, Y, Z, acredita-se que mudar o posicionamento do botão Download pode aumentar o CTR em 4%”.

Um jeito bom de iniciar os testes de usuário é oferecendo algum botão ou pequena feature (definida na hipótese) com a qual o usuário possa reagir.Feito isso, o acompanhamento dessas interações/reações deve ser feito com ferramentas de Heatmap, User Recording e/ou Funnel (presentes no já mencionado HotJar).

Nessa etapa é importante manter definidas as respostas para as seguintes perguntas:

  1. Qual a oportunidade para performar melhor? (O que, de fato, meu usuário precisa?)
  2. Como podemos fazer para melhorar essa performance? (Quais recursos técnicos podemos empregar para atender às demandas do usuário?)
  3. Todos os testes realizados batem com a estimativa de resultado? (A estimativa de resultado foi definida corretamente no inicio do processo?)
  4. Como as descobertas  que conseguimos com essa validação já existia em nossa base ou entra em conflito com algum outro documentado? (Está sendo observado algum padrão que deva ser estudado com mais atenção?)

Comparado ao desenvolvimento tradicional, o processo de testes e validação se torna mais eficiente, com riscos menores, e cada esforço de teste pode ser validado com base nos insights coletados anteriormente.

Com isso a última e recorrente etapa do Growth-Driven Design, Ciclos de Melhoria Continuada, se torna a prova de erros e pronta para seguir otimizando o projeto e seus fluxos de conversão.

BOAS NOTÍCIAS ENFIM

Quem estava a procura de um modo de colocar em prática novas metodologias ágeis para desenvolvimento de sites vê o Growth-Driven Design como uma boa notícia.

Percebe-se claramente que o Growth-Driven Design é uma alternativa superior para projetos de otimização constante e suas diferenças em relação ao Desenvolvimento Tradicional. O usuário no processo de desenvolvimento do projeto é fundamental e tudo é feito pensado em como transformá-lo em um cliente potencial.

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