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Storytelling – 5 passos para contar histórias que deixam marcas

Entenda como o storytelling pode ajudar você a ter sua ideia valorizada e acima de tudo, gravada no coração de seu público.

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

Storytelling

Como utilizar o storytelling para aumentar as conversões de suas potagens?

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.

Entenda como o storytelling pode ajudar você a ter sua ideia valorizada e acima de tudo, gravada no coração de seu público.

Passo 1 – Entendendo o que é storytelling

Storytelling é a arte de comunicar sua ideia, mensagem, ou evento por usar palavras, imagens e sons com criatividade.

O conceito de storytelling visual:

Os elementos podem ser todos os que conseguirem captar a atenção. Sua idéia ou mensagem podem ser vistos? Você pode contar uma história usando as palavras da forma como a maioria dos apresentadores faz. Mas há outro método de storytelling que irá deixar seu conteúdo espetacular: uso de elementos visuais, como infográficos. tutoriais em vídeo, slideshares, etc…

Os benefícios do storytelling para persuadir

Estas são algumas das formas que o storytelling podem ajudar a persuadir seus consumidores a entrarem na sua vibe:

1 – Momento da verdade

O que os consumidores entendem como verdadeiro irá guiar as suas ações e processos de decisão.

No marketing da internet, o momento em que seu público-alvo passa a lhe ver como alguém que não se importa com seus problemas, você indiretamente pavimentou seu desastre.

Mas há uma solução: use suas experiências anteriores, estudos de caso, pesquisas e resultados importantes que irão auxiliar seus consumidores identificar como sua história de valor.

2 – Personalidade

Storytelling pode dar a seu conteúdo um novo sabor e amplificar seus benefícios, porque está vindo de uma “personalidade” –  um conjunto de características que lhe fazem especial e atraente para outros.

3 – Segmentação de conteúdo eficaz

Outra maneira simples que você pode usar o storytelling para persuadir sua audiência é levando-as para um passeio. Isto significa basicamente que você deve usar uma introdução, meio e concluir a história.

É como levar seus consumidores ou leitores de um lugar para outro. Storytelling abrange tudo isso e segmenta seu conteúdo de acordo com isso.

Nota: Blogueiros experientes que já tem negócios sólidos, usam segmentação de conteúdo para melhorar sua taxa de conversão. E porque eles são verdadeiros storytellers, são capazes de conseguir grandes níveis de sucesso.

A arte de contar histórias

No mundo dos negócios, persuadir uma multidão é a melhor maneira de estabelecer sua autoridade e perceber isso rapidamente. Eu não creio que possa criar histórias, mas ao invés disso, você deve explorar a riqueza das histórias de sua família, amigos, consumidores, e todos demais que convive. Então combine as histórias com a audiência que irá encontrar, para tê-la em suas mãos.

Passo 2: Aprenda os elementos do Storytelling

Quando você está contando ou compartilhando uma história, você deve visar alcançar um objetivo específico. Você deve ter conhecimentos gerais o suficiente para levar seus trabalhos em marketing de conteúdo para o próximo nível, portanto, tenha certeza que você tem os elementos necessários em mãos.

Elemento 1: Um público-alvo bem definido.

Aqui estão 4 passos simples para definir sua audiência:

  • Passo 1: Ir para o Alexa.com. Digitar a url de seu site e clicar “VÁ”.
  • Passo 2: Para encontrar seus resultados desça a página para baixo

Elemento 2: Um alvo mensurável.

O segundo ponto mais importante é uma meta. Aqui estão algumas dicas para definir suas metas:

1 – Comece pequeno

2 – Defina um calendário

Seu calendário diário deve ser algo do tipo:

a> Pesquise e selecione 5 palavras chave de cauda longa

b> Leia artigos, blogs, assista a vídeos, etc

c> Escreva seus subtítulos

d> Escreva o conteúdo

3 – Defina uma data de conclusão

Elemento 3: Dados relacionados.

Raramente é viável escrever conteúdo sem usar dados para embasar. Opiniões pessoais tem uma menor capacidade em gerar confiança em sua audiência. Porém, se você puder o que diz com estatísticas e dados, terá consumidores leais.

Elemento 4: Persuasão.

É impossível influenciar pessoas se não conseguir persuadí-los.

Storytelling significa a capacidade de contar histórias relevantes

Passo 3: Use Strorytelling para aumentar suas conversões

Algumas formas de melhorar sua conversão usando sotrytelling:

– Desenvolver uma estratégia de conteúdo

– Alavancar uma história que as pessoas já conhecem

– Manter um diálogo

– Focar em emoções

Passo 4 – Construir autoridade com Storytelling

Mais 4 passos:

– Afirmar sua autoridade em seu ramo de negócios

– Focar em sua voz criativa

– Compartilhar histórias que elevam seu público, ao invés de deprimí-lo

– Usar histórias que não envelhecem para atrair consumidores leais.

Passo 5: Aprenda de histórias de sucesso em storytelling

Meça o impacto de sua história, de acordo com as reações emocionais provocadas.

Conclusão

Emoções fazem campanhas de vitalizarem. O quanto antes iniciar, mais fácil será encontrar formas de melhorar suas conversões. Não há passe de mágica: você deve alimentar consistentemente  o Google e seu público alvo com conteúdo de alta qualidade e sempre novo.

Ao passo que faz isso, obtêm-se mais tráfego orgânico em melhora seu rankeamento em palavras-chave de cauda-longa significativamente. Com o passar do tempo, este círculo virtuoso se completa e eleva seu Blog e claro – suas histórias – a um novo patamar.

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