Você se lembra quando entrou em um site pela primeira vez? Pra muita gente, isso faz um bocado de tempo. Talvez 10, 15 ou até 25 anos. O que você recorda? Daquela tela branca com uma caixa no meio – não, não era o Google, mas sim o Altavista. Depois veio o Yahoo. Aqui no Brasil, tínhamos o Cade? e o Achei. E quem nunca teve o revolucionário email grátis do Ig, aquele do cachorrinho felpudo?
Um ano pra um site equivalem a quantos anos na vida real?
A internet é um terreno onde a teoria da relatividade do tempo definitivamente é colocada à prova. Coisas feitas há 2 anos parecem jurássicas. E coisas do século passado?
Da mesma forma, por mais que seja difícil acreditar, ainda existem muitas empresas com o mesmo padrão de pensamento sobre a sua “casa na internet“. Sites que mais parecem catálogos, estáticos, sem nenhuma interação com o visitante.
A ignorância neste caso, não é uma bênção
Te convido para uma reflexão simples, mas importante para o raciocínio a seguir. Caso já tenha um website, pense sobre essas questões:
- Quantos negócios seu site gerou hoje?
- Quantos leads qualificados passam pelo seu site e saem sem deixar qualquer informação?
- Quais páginas ou conteúdos trazem mais resultados?
- O site será responsável por qual parcela da meta de vendas desse ano?
Se a maioria das respostas foi NÃO, vamos aos fatos. Seu site:
- não gera negócios;
- não auxilia na jornada de compra;
- não transmite a mensagem que a sua empresa tanto batalha para passar.
Se o coitado ainda não morreu, já está velho, desatualizado e sem ressonância com o público. E a sua alternativa tradicional também não é fácil: investir muito tempo e dinheiro em um novo portal, que vai consumir um esforço memorável e ficar velho novamente em dois anos.
R.I.P.?
Se você não tem essas respostas ou ainda não tem informações mais básicas sobre os resultados gerados pelo site, é hora de você repensar sua sua estratégia, e definitivamente reposicionar seus ambientes digitais (site, blog e landing pages) como parte da estratégia de negócios.
Portanto, antes que seja tarde, faça uma reflexão e responda honestamente: meu site morreu?