Em termos econômicos, não resta dúvidas: a Geração Millennial está mudando o mundo. É a faixa etária mais expressiva no mercado de trabalho norte-americano, e, globalmente, tem um poder de compra de U$2,45 trilhões.
Mesmo no Brasil, a consultoria Booz Allen diz que a Geração Millennials será 44% da população economicamente ativa do País até 2016, movimentando R$ 268 bilhões. Isto faz deles, sem dúvidas, os mais importantes colaboradores das empresas.
Sua empresa está preparada para a Geração Melhor Idade?
Tendo em vista estes dados, não de se estranhar que o a publicidade e o marketing foquem seus esforços nesta faixa etária. Mas com toda essa preocupação com a Geração Millenials, onde fica a “Geração Melhor Idade”?
No Brasil, segundo pesquisas, 76% dos brasileiros com mais de 50 anos de idade estão no Facebook e 78% possuem Smartphones. Porém a AVG Techonologies, uma empresa de segurança, também descobriu que essas pessoas se sentem menosprezadas pelas empresas, pois os tratam como “analfabetos digitais”.
Empresas que focam nos jovens, devem ter atenção com os mais velhos também. Afinal, eles estão com um poder de consumo maior, usando de modo cada vez mais frequente os dispositivos móveis e aplicativos.
Mercado em crescimento constante
Aliás, em última análise, focar apenas nos jovens não é inteligente, uma vez que eles não constituem o único grupo interessado em novidades. Por isso, empresas de todos os ramos de atividade devem pensar bem antes de isolar os clientes mais velhos.
O crescimento da população idosa brasileira é constante. Portanto, é importante observar como está sendo a sua inserção e interação com as tecnologias.
Será que sua marca está esquecendo que as pessoas da Melhor Idade viajam, gostam de ações promocionais, de dançar, e, principalmente, de estarem conectados. Aliás, a única diferença deles em relação aos millenials, é que os mais velhos não têm por hábito formar grupos para detonar ou elogiar uma determinada marca ou produto. Bem diferente dos jovens que adoram fazer isso, muitas vezes sem um conhecimento mais aprofundado.
Analisando o perfil da Geração Melhor Idade
Vamos aos fatos? A Melhor Idade é um público que aumentou consideravelmente sua representatividade no mercado e oferece muitas oportunidades de negócio. Porém, esqueça aquele estereótipo de vovôs e vovós pacatos. Eles estão bastante ativos, buscam a vida saudável e qualidade de vida. Além disso, querem estar atualizados e usufruir da tecnologia, que se torna uma forma de inclusão.
Um grande número de idosos ainda trabalha para complementar a renda, mas a maioria já está aposentada, com tempo livre para cuidar da saúde do corpo e da mente. Ter mais disponibilidade de tempo permite que permaneçam mais nos locais que frequentam, inclusive nos locais de consumo.
Conforto, economia e boas ofertas
Alguns fatos ajudam a caracterizar bem o perfil destes consumidores:
- Ter tempo livre permite que eles pesquisem mais. Como você está no Google?
- Não dão tanto valor ao luxo, preferem conforto e economia.
- Se quiser ganhar a venda, faça ao idoso uma boa oferta.
- É um público exigente, que gosta realmente de pechinchar.
- Buscam experiências saudáveis e prazerosas.
- São vaidosos, gostam de se manter atualizados, consomem cultura e priorizam a saúde.
- Valorizam demais a segurança e o conforto.
Idosos percebem que não são valorizados nas questões de consumo, então uma ação ou divulgação específica pode fazer toda diferença.
Veja por exemplo esta campanha das “vovlogers” do Itaú. Além de focada, engaja não só a melhor idade, mas também qualquer pessoa que tenha um idoso na família.
Saúde, bem estar e viagens já obtém excelentes resultados com estratégias de marketing direcionadas. O envelhecimento da sociedade é uma realidade, é necessário estar preparado para ela em todos os setores, e quem o fizer, estará aproveitando uma ótima oportunidade!