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Marketing Digital: pode ajudar a sua empresa?

Marketing Digital – como ele pode realmente ajudar a sua empresa? Hoje em dia, é fácil afirmar que provavelmente você já ouviu falar a expressão “Marketing Digital“.  Outro fato, é que segundo pesquisa do Sebrae, mais de 40% das pequenas empresas do estado de São Paulo já atuam com alguma iniciativa de Marketing Digital. Portanto, será que […]

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

marketing digital

Marketing Digital – como ele pode realmente ajudar a sua empresa?

Hoje em dia, é fácil afirmar que provavelmente você já ouviu falar a expressão “Marketing Digital“.  Outro fato, é que segundo pesquisa do Sebrae, mais de 40% das pequenas empresas do estado de São Paulo já atuam com alguma iniciativa de Marketing Digital. Portanto, será que podemos concluir que os empresários estão aprendendo a explorar seus benefícios?

Não. O Marketing Digital, ou as iniciativas do marketing online dentro de todas as possibilidades que o marketing oferece às empresas, é muito pouco, ou quase nada, explorado pelos empresários. Menos que 32% das empresas do país possuem sites institucionais. Menos que 57% estão presentes em alguma mídia social.

Este é o ponto: mesmo os que estão “incluídos” no marketing digital da forma mencionada acima devem saber que essa é apenas a  ponta do iceberg.

Ou seja, a maioria dos empreendedores acreditam que ter um site e criar um perfil em uma mídia social é trabalhar o marketing digital das suas empresas.

Porém, chegou a hora da verdade: esse é apenas o início das suas possibilidades. E um início que precisa ser planejado para que o seu público seja atingido. Por enquanto,lembre-se desta frase:

No Marketing atual, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Deixe que o seu público encontre você

No mundo digital, o seu público pode ser encontrado de diversas formas, e ele pode e quer encontrá-lo também de diversas formas. Veja alguns exemplos:

  • Nos buscadores: Google, utilizado por mais de 90% da população brasileira;
  • Nas diferentes mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, Periscope, SnapChat, entre várias outras;
  • Via e-mail:  todos querem receber informações de seu interesse na sua caixa de entrada, visitada diariamente por 82% dos brasileiros, mas nada de SPAM;
  • No seu site: para entender exatamente o que oferece, através do seu conteúdo;
  • Em sites de opiniões e/ou reclamações: como o Reclame Aqui, para saber a real experiência de outros clientes com a sua marca;
  • Aplicativos;

Como ser encontrado em 2016

Além disso, hoje, para que você seja encontrado, é necessário trabalhar a sua estratégia digital, como por exemplo:

  • seu conteúdo;
  • SEO (Search Engine Marketing);
  • inbound marketing;
  • automação de marketing;
  • atendimento online…

E agora, com tantas opções, qual o caminho a seguir?

A intenção não é assustar você, caro leitor, e listar tudo o que você não está fazendo. Porém, é importante apresentar um mundo de possibilidades digitais muito possivelmente não exploradas pela sua empresa. Estas informações devem fazer com que você queira arregaçar as mangas e testar esses novos pontos de contatos digitais com o seu público. Os resultados com certeza tenderão a ser ainda mais sustentáveis para a sua empresa.

O Marketing Digital deve trabalhar a sua oferta diretamente para o seu público, aonde ele está, da forma como ele prefere. Ele oferece diversas possibilidades às empresas, e na maioria das vezes resultados muito mais assertivos do que o marketing tradicional.

E aí, você está pronto para ajudar a sua empresa utilizando as ferramentas do Marketing Digital?