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Uma pequena empresa pode utilizar Inbound Marketing com sucesso?

Os últimos anos marcaram a mudança na maneira como as marcas se relacionam com o seu público. Algumas ferramentas transformaram essa relação e possibilitaram um relacionamento mais próximo, tais como: redes sociais, envio automático de e-mails, conteúdos como blog posts e vídeos, além é claro, dos mecanismos de busca como o Google. Inbound Marketing é […]

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

inbound marketing

Os últimos anos marcaram a mudança na maneira como as marcas se relacionam com o seu público. Algumas ferramentas transformaram essa relação e possibilitaram um relacionamento mais próximo, tais como:

  • redes sociais,
  • envio automático de e-mails,
  • conteúdos como blog posts e vídeos,
  • além é claro, dos mecanismos de busca como o Google.

Inbound Marketing é uma metodologia que permite explorar cada uma dessas possibilidades e gerar bons resultados. E isso a qualquer empresa, independentemente do porte.

Se você ainda não conhece esta ferramenta, vou listar os 5 principais motivos pelos quais o Inbound Marketing, é o ideal para qualquer negócio. Provavelmente, assim como eu, você chegará à conclusão que ele também é perfeito para pequenas empresas.


 5 Motivos para fazer Inbound Marketing em pequenas empresas

1. Implementação tem baixo custo

 Anos atrás era comum vermos as pequenas empresas disputando um espaço apertado no mercado. Suas chances eram mínimas de se mostrar ao mundo ao concorrer com as grandes corporações. Isto  pela total impossibilidade de investimentos em outdoors, anúncios de revistas e comerciais de TV.

A utilização do Inbound Marketing mudou completamente o cenário, pois essa metodologia de trabalho não exige grandes investimentos da sua parte. Por basear-se em ferramentas de internet que possuem valores bem acessíveis, podem ser implementadas rapidamente, com menores custos. Os resultados são mensurados desde o primeiro dia, possibilitando a melhoria contínua.

2. Fórmula simples: um site, um blog e redes sociais

O marketing tradicional tem suas armas: folders, malas diretas, os anúncios de rádio e TV. E também tem seus problemas, já bem conhecidos: não permitem uma segmentação adequada do seu público, são caros e demoram a obter resultados. Duvida? Pense em quantos comerciais de TV se tornam virais hoje em dia…

 Por outro lado, o inbound marketing conta com o poder de disseminação de ideias, informações e conteúdo relevante nas redes sociais. Você precisa, para ganhar visibilidade e conquistar um público fiel apenas de um blog bem estruturado, com conteúdo de valor, e páginas corporativas nas principais redes sociais em que o seu público interage.

3. Seu público merece conteúdo inteligente e útil

O Inbound Marketing tem como base a produção de conteúdo inteligente e útil, focado no público específico da empresa. Enviar centenas de malas diretas que vão acabar na lixeira é desnecessário. Hoje, seu blog é um hub de conteúdo. A partir do conteúdo dele, você:

  • envia e-mails personalizados,
  • compartilha esses conteúdos nas redes sociais,
  • explora as dúvidas e necessidades dos seus clientes em blog posts,
  • cria e-books, infográficos, whitepapers, vídeos e outros formatos de comunicação muito mais eficazes.

Sua eficácia está na diversidade de formatos e na segmentação adequada do público, ou seja, na criação de buyer personas. Como todo conteúdo que você cria para internet deve estar otimizado para mecanismos de busca, você acaba se tornando facilmente encontrado por quem está em busca das suas soluções.

4. Seu público, perto de você de verdade

O marketing tradicional, baseia-se em uma comunicação de uma única via. Por exemplo, um outdoor, um anúncio de revista, ou uma chamada em uma rádio, não permitem interação do usuário com a empresa. Estou até ouvindo um eco em minha cabeça… Amanco! Amanco! Amanco!

 No Inbound Marketing, existe interação e um aumento no engajamento do seu público na medida em que ele pode conversar com sua empresa, expressar suas ideias e opiniões e com isso ajudá-lo a desenvolver produtos e serviços mais adequados às necessidades do mercado.

5. Valoriza seu investimento, com resultados em tempo real

Quando você investe em uma nova campanha de marketing tradicional, como a distribuição de folders em um evento, por exemplo, não sabe se vai ter sucesso ou não antes que a campanha acabe. É o famoso tiro no escuro. Muitas vezes são meses de espera por um retorno sobre o investimento que não vem.

Por outro lado, com Inbound Marketing você pode medir o sucesso de cada ação desde o primeiro dia:

  • número de acessos ao blog ou site da empresa;
  • quantidade de visualizações, compartilhamentos e comentários nas redes sociais;
  • taxa de abertura e engajamento do e-mail marketing;
  • número de leads captados e clientes adquiridos.

Esses são apenas alguns dos indicadores de sucesso que você vai poder acompanhar desde o início!


Ok, quero implementar o Inbound Marketing na minha empresa. E aí?

O inbound é uma metodologia nova. Por isso, é sempre bom contar com profissionais preparados para entender seu segmento de mercado e o perfil do seu público. Assim os resultados aparecerão com muito mais agilidade e a certeza de sucesso será garantida.

Para ter uma ideia do que deve procurar, temos uma série de posts com esta temática em nosso Blog. Confira aqui.

Caso queira uma conhecimento mais aprofundado, baixe gratuitamente nosso Infográfico exclusivo, demonstrando como alavancar suas vendas o quanto antes utilizando o Inbound Marketing.

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