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Guia: 7 dicas pro seu site melhorar

7 pontos para seu site melhorar Bem, você tem um site já com certa idade, investiu um tanto, mas você está sem dinheiro para fazer “aquela” reforma. Situação típica pra empresas em expansão, a necessidade ter um site aprimorado não custa nada. Porém, antes de aplicar a melhoria, faça uma avaliação para ver o que já […]

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

site melhorar

7 pontos para seu site melhorar

Bem, você tem um site já com certa idade, investiu um tanto, mas você está sem dinheiro para fazer “aquela” reforma. Situação típica pra empresas em expansão, a necessidade ter um site aprimorado não custa nada. Porém, antes de aplicar a melhoria, faça uma avaliação para ver o que já existe no seu site e se realmente funciona. Nada pode estar no layout apenas por estar!

Veja 7 dicas certeiras pra fazer seu site melhorar!

1- Use o logotipo do site como link

Primeira dica trivial, mas muito importante: fazer do logotipo no cabeçalho de uma página um link para a página inicial do site é uma prática muito comum, o que faz com que a maioria dos usuários espere esse comportamento. Por isso, mesmo se você incluir um item “Home” ou “Página Inicial” no menu principal de navegação, certifique-se de que o logotipo também está linkado à página inicial.

2- Altere a cor dos links visitados – óbvio, né?

Saber aonde já esteve faz com que seja mais fácil decidir para onde ir. As ligações são um fator-chave neste processo de navegação. Mais importante ainda, saber quais as páginas já visitadas libera os usuários de revisitar as mesmas páginas uma após outra. Assim, os usuários possam ver a diferença entre links visitados e não visitados. Quando os links visitados não mudam de cor, os usuários ficam desorientados. O Google comprovou em sua pesquisa que o tom certo de azul para links não visitado e roxo para visitados gerava maior taxa de clique.

3- Banners ou coisas parecidas: remova já!

A usabilidade na web é extremamente orientada a objetivos. O usuário busca as informações relevantes e tende a ignorar qualquer coisa que seja empurrada para ele. Se seu site está com informações relevantes em formatos de banners demasiado comerciais, pode ser que seu usuário nem perceba o conteúdo.

4- Um texto pobre e sem clareza – risque do seu site

Quanto pior a redação que você empurra para os seus usuários, mais você treina-os a negligenciar a sua mensagem. Conteúdo inútil é irritante e uma das principais causas de uma venda perdida.

Os usuários que realizam uma compra quase sempre começam por uma pesquisa; por isso, utilizar palavras claras e básicas é essencial. A linguagem não pode ser complexa: além de afastar os usuários do seu site, suas palavras-chave dificilmente serão buscadas por quem se interessa pelo seu conteúdo.

5- Ninguém que abrir novas janelas de navegador a cada clique

Os usuários normalmente esperam que uma nova página da Web apareça no lugar da última. É comum o argumento que novas janelas são abertas para que não se perca visitantes no site. Porém, saiba sempre que se o usuário quiser sair, ele irá. É inválido tentar segurar uma visita com qualquer outra estratégia que não seja conteúdo relevante.
Se o usuário quiser janelas extras ele pode abri-las.

6- O botão voltar pode ter funções inovadoras

Na web o usurário deve se sentir à vontade sabendo que podem voltar suas ações. Este botão deve funcionar como uma prática comum em softwares de imagem e texto: desfazer uma ação. Na web estamos abertos a qualquer tipo usuário: do mais básico ao mais experiente, sendo o botão voltar um recurso muito utilizado por níveis diferentes de usuários que desejam retornar à página de origem.

7- Padrões não existem por acaso

Os usuários criam expectativas em relação ao seu site de acordo com aquilo que eles aprenderam a esperar dos outros. As pessoas ficam confusas quando as empresas criam páginas que fazem as coisas de maneira inesperada. Em contraponto, a satisfação é garantida quando um site é imediatamente reconhecido e sua navegação faz o que é esperado. Observe sempre os sites da concorrência e referências.

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