Um Lead no contexto de marketing digital é um termo utilizado para descrever um contato com potencial para ser cliente: é uma pessoa ou organização que expressa interesse nas soluções, produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Um lead demonstra o real interesse de consumo. Para fazermos a geração de leads, temos 2 opções principais:
1 – Oferta mais próximas à venda
Ofertas mais diretas contribuem para geração de Leads mais qualificados, que necessitam de menos tempo relacionamento e conversa, agilizando assim todo o processo de compra. Voltando ao nosso exemplo anterior, com imobiliárias e construtoras, algumas práticas rápidas e simples devem fazer parte do planejamento para esta tarefa. Veja algumas ideias para você colocar no ar hoje mesmo:
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- Landing Page com contagem regressiva para lançamento de novo empreendimento;
- Ofertas com belos descontos, somando benefícios aos eventuais compradores. Por exemplo: “ganhe cozinha mobiliada” ou “ 2 garagens inclusas se fechar a compra neste mês”, ou “impostos pagos, água e energia elétrica por 2 anos, para quem fechar a venda até dia x”;
- Visita agendada ao apartamento decorado;
- Avaliação do seu imóvel para troca;
- Vídeo de apresentação do imóvel com demonstração da planta baixa.
2 – Ofertas para quem está ainda conhecendo sua empresa
Depois que você já deixou as ofertas mais diretas rodando, haverá tempo para estudarmos quem é afinal o seu cliente ideal, os seja, sua buyer persona. Pra que serve esta etapa? Bem, conhecer o seu público e definir a sua (ou suas) persona é fundamental para entender quais são suas dores, necessidades e outras características e conseguir direcionar ações e conteúdos que sejam de fato relevantes para ela. De nada adianta começar a produzir conteúdo, iniciar campanhas de mídia paga, estruturar fluxos de email se você não sabe quem (nem como) quer atingir.
Após esta etapa ser concluída, poderão ser elaborados uma série de conteúdos educativos que destacam diferenciais dos seus empreendimentos. Veja alguns exemplos:
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- Manual do inquilino;
- Comparativo entre bairros da região de seu empreendimento;
- Dicas de como melhorar seu apartamento para venda;
- Quais motivos em ter um prédio com vigilância 24h;
- Benefícios de morar perto do trabalho;
- Vantagens de ter academia no prédio.
Com a Geração de Leads executada, o que poderei fazer?
Os leads podem ser gerados para uma variedade de propósitos de marketing e vendas da sua empresa. Geralmente os leads são gerados para:
- Construção da base de assinantes de newsletter;
- Aumento desta base de assinantes;
- Comercialização de soluções, produtos ou serviços;
- Criação de um mailling para a força de vendas trabalhar em cima;
Quer entender melhor como fazer este trabalho? Acesse este artigo e tire todas suas dúvidas.