Se você chegou até aqui é sinal que já sabe da importância do Marketing Digital para qualquer negócio hoje em dia. Porém, há muita informação conflitante sobre o assunto, ainda mais quando se procura conceitos e formas simples de montar uma estratégia de marketing digital. Então, a ideia desse artigo é realmente te ajudar nesse sentido. Listamos abaixo um passo a passo com tudo o que é necessário para implantar em seu negócio o que há de mais moderno em marketing digital. Mais importante: tudo explicado de maneira o mais simples possível. Afinal, ter seu negócio já é complexo o suficiente.
Pra seguir adiante – e claro, economizar seu tempo – farei 3 perguntas:
- Seu negócio precisa gerar novos contatos?
- Tem uma equipe de vendas precisando trabalhar?
- Está disposto a pensar de forma criativa?
Se respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, você está no lugar certo!
Primeiro, precisamos entender realmente o que é estratégia. E não é tão complicado quanto parece. Estratégia é simplesmente um plano de ação criado para alcançar um objetivo esperado. Portanto, precisamos de um objetivo para começar. Assim, vamos tomar como exemplo neste artigo, o seguinte objetivo:
Gerar 50 leads qualificados por mês para a equipe de vendas.
Começamos por cima, como vê… Próximo passo: precisamos de um plano de ação que vai nos levar até lá. Nota: Você pode ter metas completamente diferentes para sua estratégia de marketing digital, é claro. Mas aplicar este framework pode dar resultados excelentes mesmo assim.
Identifique a Audiência de sua estratégia de marketing digital
Se nós queremos gerar 50 leads qualificados por mês para a equipe de vendas, precisamos definir um lead realmente qualificado. Vamos imaginar que somos uma empresa de software que fornece um app de gerenciamento de projetos para empreiteiros, como eletricistas, encanadores, etc. A equipe de vendas diz que se eles podem obter um trial do app, consideram que um lead de qualidade.
Ok, então agora nós temos uma audiência e nós sabemos o que um lead qualificado é. Isso sim é começar uma estratégia de marketing digital. Então estamos chegando mais perto de sermos capazes de construir o nosso plano de ação. Extraordinário não é mesmo?
Passos para identificar sua audiência:
- Fixe os olhos em seu mercado e defina claramente sua persona.
Por exemplo: Empreiteiros localizados no Brasil que estão fazendo entre R$ 500.000 e R$ 10 milhões em receita anualmente. - Fale com a equipe de vendas e estabeleça o que um lead qualificado é de verdade. Neste caso, já sabemos que precisamos de 50 pedidos de demonstração de cada mês.
Tempo Estimado: 2 horas
- Honestamente, isso deve ser algo que você já deveria saber (o seu mercado alvo). Mas pegue uma hora para conversar com algumas pessoas dentro da sua empresa, ler suas mentes e entrelinhas. Assim estará pronto para estabelecer quem estão procurando.
- Dê a si mesmo mais uma hora para falar com alguns representantes de vendas ou o gerente de vendas da sua empresa. Ou de repente, você consegue falar com o proprietário. Em seguida, certifique-se de descobrir exatamente o que será considerado um lead de qualidade para seu negócio.
Identifique onde seu público vive na web
Uma vez que sabemos quem o nosso público é, nosso objetivo localizá-lo. Afinal, onde eles estão on-line? Acabaremos olhando para as redes sociais, blogs, sites e fóruns. Deve ser feita uma grande lista! Olhando para construtores e empreiteiros… sairia mais ou menos isto:
Primeiramente, darei um belo mergulho em mídia social. Um dado simples antes: o Linkedin é a melhor rede para B2B, assim eu vou lá primeiro. Há toneladas de vários grupos, então eu comecei a olhar para grupos completos do meu público. Uma busca rápida para “empresas de construção civil” traz uma série de grupos diferentes.
Vou continuar minha busca por “empreiteiras”, “construtoras”, entre outros termos apropriados à nossa persona. Depois de passar algum tempo reunindo tudo uma lista, devo ter identificado pelo menos 25 grupos sólidos, que têm de fato o meu público-alvo.
Em seguida, vou explorar outras opções de mídia social para ver se há algo específico da indústria. Depois de passar algum tempo no Google, posso de repente acabar indo para em um Fórum específico, como os da editora Pini.
Assim, de volta ao Google, sigo à procura de blogs, fóruns e outros sites onde eu poderia encontrar o meu público.
No final deste processo de pesquisa, você deve facilmente ter de 50-100 sites (fóruns, blogs e outros sites), grupos (no LinkedIn ou Facebook) e comunidades (no Google+) em sua lista. Agora, estamos chegando a algum lugar, não é mesmo? Afinal, estamos “cercando” a Web e localizando nossos possíveis compradores e usuários sem gastar muito tempo e esforço.
Etapas da ação para encontrar seu público-alvo:
- Passe algum tempo olhando para mídia social, sites, blogs e fóruns para o seu público-alvo.
- Criar uma lista mestra com links para esses lugares.
Tempo Estimado: 4 horas
- Não se iluda aqui. Coloque um tempo para localizar o seu público. Afinal, esta etapa irá atendê-lo bem para muitas campanhas de inbound para o futuro, de modo que vale muito a pena gastar cerca de quatro horas a fazer a sua investigação.
- Criar a lista enquanto pesquisa.
Identificar Dores, Problemas, e Perguntas Comuns
Estamos caminhando bem em nossa estratégia de marketing digital. Então, só para relembrar, já sabemos do seguinte:
- Nosso objetivo
- Quem estamos procurando
- Onde eles estão online
Agora, é hora de encontrar a dor de nossa persona. Como você está fazendo sua pesquisa e visitando grupos, sites e blogs com o seu público, comece a ouvi-los. Mas o que significa isso, realmente? Como você os ouve? Além disso, que você está ouvindo? Esse passo é fundamental em sua estratégia de marketing digital.
O que você precisa fazer é ouvir os problemas que seu público está expressando. Então chegou a hora em que você precisa escrever, listando todas perguntas e questões. Anote as coisas que eles estão reclamando. Você deve ser capaz de resolver estes problemas, se quer vender pra eles. Aproprie-se de suas expressões, fale a língua deles.
Daí em diante, você vai começar a ver diferentes questões para discussão, comentários em blogs, ou frustrações. Aqui estão alguns tópicos de discussão encontrados em um grupo de LinkedIn, com especialistas em executar coberturas em galpões industriais.
- Quais recursos são indispensáveis para contratar profissionais qualificados?
- Após um longo período de queda, os negócios começaram a crescer de novo. Como está o seu negócio?
- Você realizou uma campanha de mala direta para sua empresa?
É claro, você quer identificar os desafios e as dores em todo o produto ou serviço que você oferece. Mas às vezes você pode obter algumas dicas realmente maravilhosas apenas por listar todas as perguntas comuns ou problemas. Você vai começar a ver algumas tendências inclusive. Entretanto, como você verá na próxima seção, nós queremos usar essas perguntas, dores e problemas em todo nosso conteúdo e mensagens.
Etapas da ação para a identificação de dores, problemas e perguntas:
- Vá para 10-20 lugares em sua lista principal e comece copiando e colando as discussões e perguntas do seu público-alvo.
Tempo Estimado: 2 horas
- Isso deve levar cerca de 2 horas, mas não tenha medo de gastar 3 ou 4 se você sentir que você não está vendo quaisquer tendências.
Crie um calendário de Conteúdo
Ok, agora estamos prontos para criar um calendário de conteúdo. A maioria das pessoas quer se apressar para este passo, porque parece que você está realizando algo. No entanto, este passo não vai valer muito se você não tiver dedicado o tempo para a sua investigação.
Portanto, basicamente, agora que temos uma noção clara dos desafios e problemas de nosso público, poderemos pensar em alguns títulos de blog eficazes, talvez alguns tópicos para webinar e até algumas idéias para e-book. Se pensarmos na nossa meta de 50 leads qualificados por mês, você pode estar se perguntando:
“Quantos artigos de blog eu deverei escrever?” ou,
“Quantas ofertas de geração de leads, como e-books, eu preciso ter?”
Você pode ter até um palpite, mas este é sempre um elemento de incerteza em sua estratégia. Afinal, criar uma Estratégia de Marketing Digital é um plano de alto nível para alcançar um ou mais objetivos em condições de incerteza. Você faz o melhor plano de ação que puder para atingir o seu objetivo, mas é lógico… Você vai precisar ajustar seu plano ao longo do tempo, dependendo de quão próximo você está atingindo seu objetivo.
Enfim, baseado na minha experiência, sem saber quanto tráfego este site hipotético está recebendo ou quantos leads ele está gerando atualmente, devemos começar com a criação de 2-3 posts por semana. Podemos então pensar em ter pelo menos dois ou três e-books para capturar os visitantes do blog, gerando leads.
Além dos e-books, deveremos criar campanhas de e-mail, como trilhas de conhecimento e nutrição, que irão levar o lead até o pedido de demonstração, que é onde afinal o entregamos para vendas.
Etapas da ação para um Calendário de conteúdo:
- Faça um Brainstorm com ideias para artigos no blog, e-books e / ou tópicos webinar.
- Mapear quantos artigos você precisa criar a cada semana.
- Planeje a criação dos e-books.
- Planeje enfim a jornada do cliente, da primeira visita às compras.
Tempo Estimado: 2 horas
- 1 hora num brainstorming com assuntos, tópicos e títulos pro blog
- 15 minutos para mapear seu calendário do blog.
- 20 minutos para planejar os e-books.
- 20 minutos de mapeamento das suas seqüências de e-mail/trilhas de conhecimento
Criar um plano de Promoção de Conteúdo
Seu plano de promoção de conteúdo é tão importante quanto o seu plano de conteúdo e calendário. Entretanto, a maioria dos marqueteiros sente-se feliz quando conseguiu publicar seu conteúdo, e daí, já quer começar a trabalhar na próxima peça. Está errado! Depois de publicar, é hora de ir para o precioso trabalho de promoção desse artigo.
Afinal, pense bem: você passou um tempo escrevendo, editando, encontrando uma foto bacana e colocando um call-to-action relevante. Agora, é hora de se concentrar em nosso público e compartilhar esse conteúdo com eles. Portanto, esta é a forma como vamos conduzir as pessoas de volta ao nosso conteúdo: eles vão clicar em nossos e-books, receber nossos e-mails e, finalmente, se inscrever para essa demo!
Benefícios na criação de um plano de promoção
Criar seu plano promocional será muito mais fácil, já que você tem uma lista maravilhosa especificando onde seu público vive no mundo online. Começam a cair fichas importantes de coisas que conseguirá fazer:
- Você será capaz de compartilhar seus artigos do blog como discussões nos Grupos certos do LinkedIn.
- Conseguirá comentar em outros sites e blogs e referenciar o seu conteúdo em uma forma de super relevante, porque você sabe exatamente os desafios e dores de suas audiência.
- Irá ter a capacidade de criar títulos de blog que são irresistíveis para o seu público, porque você estudou os seus problemas e dores.
Seu plano de promoção de conteúdo deve ser basicamente o tempo que você gasta promovendo o seu artigo para todos os lugares da sua lista com o habitat virtual de sua persona. Assim, poderia ser algo como isto:
Título de Artigo: 5 problemas que todo empreiteiro enfrenta… e como resolvê-los
Como fazer a promoção do Artigo:
- Criar uma discussão em todos os Grupos de LinkedIn e enquadrá-lo com a pergunta “Qual é o seu maior desafio de gerenciamento de projeto agora?”
- Compartilhar o artigo no Twitter usando os hashtags apropriados. Agendar de 10 a 20 tweets ao longo dos próximos 30 dias.
- Verificar em fóruns as discussões em torno de gerenciamento de projetos. Adicionar valor à discussão e adicionar um link para o blog como um ponto de referência.
- Encontrar empreiteiros em seus sites e enviar um e-mail pessoal com um link para o artigo.
- Enfim, enviar um e-mail a todos os leads atuais, compartilhando o artigo.
Assim, seu plano de promoção do artigo terá atividades agendadas toda vez criar conteúdo. Mas é claro que, para temas específicos, você pode ter atividades adicionais que vai querer acrescentar, com base no tema.
Etapas da ação para Promoção de conteúdo:
- escrever todas as atividades promocionais possíveis que pode ter para um post específico blog. Cada vez que você publicar, ir para essa lista e executar o maior número possível
Tempo Estimado: 1 hora
- Passe uma hora num brainstorm listando todas as maneiras que poderia promover uma postagem no blog, e-book ou qualquer outro conteúdo.
Sua Estratégia de marketing digital, enfim!
Ufa! De fato é trabalhoso, mas dá pra fazer! … e dá para fazê-lo em menos de 24 horas! O tempo total gasto no processo acima totaliza 11 horas. Obviamente, seria um longo dia de trabalho para empurrar através destas atividades, mas você vai estar se preparando para uma tática de sucesso ao longo dos próximos meses, se não forem anos. Se você não pode gastar um dia inteiro para fazer isso, passe algumas horas por em uma semana e de repente… estará tudo pronto.
Seus objetivos e estratégias deverão mudar ao longo do tempo, mas o ponto é: dá para criar uma estratégia rapidamente e começar a avançar.
Portanto, listamos abaixo apenas para recapitular o que você precisa definir:
- Qual é o seu objetivo?
- Em quem você está mirando?
- Onde eles estão no mundo online?
- Desenvolva o seu calendário de conteúdo.
- Crie uma lista promocional.
Mas é claro, não custa oferecer uma ajuda adicional, caso não tenha nem tempo, nem equipe para fazer sua estratégia de marketing digital. A Geração de Conteúdo tem Pacotes de Marketing Digital que não só cabem no seu bolso como atendem suas necessidades de maneira personalizada. Para saber mais detalhes, basta clicar no botão abaixo: