A Internet transformou-se nos dias de hoje no principal canal para se buscar conteúdos – sejam eles de qualquer tipo –  ganhando assim grande poder de influência nas decisões no dia a dia. Portanto, ter um site tornou-se uma ferramenta indispensável para uma empresa, permitindo que os usuários e potenciais clientes conheçam seus produtos e serviços por meio de uma tela de computador ou de outro dispositivo conectado à internet.

Ter um site é fácil hoje em dia, mas…

Ter um site hoje é fácil, extremamente fácil. Porém, desenvolver um site não é o suficiente para alcançar os resultados desejados e atrair o público. O verdadeiro desafio está em criar uma página web que seja relevante e atrativa, além de considerar outras estratégias importantes no universo on-line. Talvez você já tenha se perguntado:

  • Quais devem ser então, os cuidados necessários na criação de um site, de  maneira eficiente e profissional?
  • Por que ter uma página na internet é importante para os negócios?
  • Por onde devo começar a desenvolver o um site que realmente gere resultados
  • Quais as vantagens de investir em um site responsivo?
  • Como posso aparecer bem no Google?

E aí, vamos às respostas?

 

Um site é de fato importante para seu negócio

Ao invés de ser apenas uma formalidade, ter uma presença forte na internet transformou-se em necessidade. Mal comparando, para as empresas, ter um site é como um cartão de visitas extendido: ele mostrará todas as informações necessárias sobre a empresa, além de identificar quais são os serviços e produtos para atender às necessidades de cada cliente.

Fica claro que ter um site é um investimento importante, pois transmite credibilidade ao próprio usuário, levando em consideração que diversas pessoas realizam pesquisas para terem garantia que tal empresa é realmente idônea. Em outras palavras, a presença na internet torna seu negócio mais atrativo e confiável aos olhos do público.

 

5 Vantagens adicionais em sua empresa ter um site

Estar à frente dos concorrentes

Empresas que ainda não aderiram à ferramenta estão vulneráveis e podem ser consideradas ultrapassadas aos olhos do próprio consumidor. Portanto, a presença digital contribui para seu negócio deixar a concorrência para trás, já que ela oferece maior acessibilidade e, dessa forma, torna-se preferencial.

Visibilidade constante

Aqui aplica-se um antigo ditado: quem não é visto não é lembrado! A Internet oferece esta grande vantagem para quem a usa com inteligência. Seu site está aberto 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. Além disso, eventuais barreiras geográficas deixam de existir, permitindo que clientes do mundo todo conheçam sua empresa e os produtos e serviços que existem nela. Já parou para pensar nos tipos de oportunidades abertas para otimizar os lucros e evidenciar sua marca no mercado?

Fale com seu público de verdade

Afinal, para que serve uma página no Facebook? Interação! Mas qual o assunto da conversa? De fato, redes sociais não precisam agir sozinhas. Se estiverem em uma estratégia inteligente, aliadas a um site, as chances de conversão são maiores, já que quando bem direcionadas por meio de links, as mídias podem aumentar o tráfego do site com mais eficiência e rapidez.

Fique bem no Google

Você conhece esta cena. A maioria das jornadas de compra de hoje começam com algumas palavras no Google. E com a sua empresa não é diferente! Para que ela se destaque no ranking do Google é necessário investir em técnicas de SEO (vamos detalhar nos próximos tópicos) ou em anúncios pagos. E novamente, sua credibilidade depende em certa medida de conquistar um bom posicionamento nas buscas.

Excelente custo-benefício

A publicidade tradicional, como anúncios em TV, rádio, jornais e revistas, tem um custo bastante elevado em comparação ao meio digital. Considerando os benefícios que um site pode trazer ao seu negócio e o baixo investimento feito, torna-se uma alternativa cada vez mais atraente.

 

7 passos para a criação de um site que dê resultados

Abrir uma empresa ou qualquer loja física tem como necessidade ter um endereço fixo. Para ter um site, também! Mesmo estando no meio digital, ter um endereço eletrônico é fundamental para gerar identificação da própria marca.

Como regra, ele precisa ter um nome objetivo, que represente seu negócio e seja encontrado com facilidade na internet. E daí será necessário seguir algumas instruções para que seu site ganhe vida. Veja todas elas:

 

1 – Escolha o nome e registre o domínio

A primeira pergunta que precisa ser feita antes de criar um site é essa: – qual será o nome? Em geral, os domínios são registrados como nomes da empresa ou do projeto — ou ainda outras representações do negócio —, mas há a necessidade em ser claros e objetivos para não confundir o usuário.

O “nome do site” é na realidade o chamamos de “domínio”, que devem passar por um processo de registro a fim de verificar que não existem duplicidades. Além do domínio, deverá ser escolhida qual extensão o acompanhará. No Brasil as mais comuns são: .com, .com.br, .net e .info. Porém, as terminações .com ou .com.br ainda são as mais utilizadas e acabam por gerar mais confiança para o usuário.

Vale lembrar que, como o nome do site é uma autoridade, não é recomendável criá-lo em plataformas com versões gratuitas já que o nome do seu site estará atrelado a outro veículo e perderá a credibilidade.

 

2 – Escolha a hospedagem

Este é o momento de encontrar um local na web que possa hospedá-lo, por meio de um provedor – processo cada vez mais simples hoje em dia. Existem muitas opções no mercado, com diferentes planos e preços que variam de acordo com sua contratação:

  • a capacidade de armazenamento,
  • capacidade de memória,
  • o número de pessoas acessando o site,
  • tráfego em geral.

Pesquise a melhor hospedagem, e escolha a que mais atende às suas necessidades.

 

3 – Escolha uma empresa que crie sites com experiência

Novamente neste ponto, o céu é o limite. Existem inúmeras formas de se construir sites hoje em dia. Porém, vale a pena ficar atento a profissionais que sigam as práticas mais atuais no mercado, e que tenham um bom portifólio, com experiência comprovada. Como a web hoje é movida a conteúdo, sistemas que usem CMS – como o WordPress por exemplo – são altamente recomendados.

 

4 – Atenção para o design

Longe de ser um luxo, um site com bom design é imprescindível – afinal, sua empresa quer ser bem representada na internet, não é mesmo? Veja os pontos mais relevantes quando falamos na aparência que seu site deve ter:

 

– Logotipo

Aqui de fato existe um padrão, que segue algumas características do comportamento de nossos olhos: o logotipo precisa ser posicionado no canto superior esquerdo de cada página, pois este é o primeiro foco de atenção de nosso olhar.

– Botão de Contato

Uma outra prática de mercado é a do botão de contato ser posicionado no canto superior direito.

– Barra de pesquisa

Geralmente se coloca a barra de pesquisa no topo da página, de modo que ela fique na posição horizontal e facilite a navegação para o usuário.

– CTAs

O que você gostaria que o visitante fizesse ao entrar em sua página? Aqui entram as “chamadas para ação”. ou seja, as mensagens para influenciar decisões dos visitantes. É preciso uma boa estratégia para que seu uso não fique cansativo, mas ao mesmo tempo faça com que o clique no botão de ação seja natural.

– Geração de Contatos

Um visitante desconhecido passa a um contato após deixar suas informações no site. Seja para receber newsletter ou outros tipos de atualizações, é imprescindível haverem algumas formas destes dados serem colhidos. 

– Mídias sociais

Não se esqueça de ter botões para as pessoas poderem te acompanhar nas redes sociais, inscreverem-se em suas páginas e assim por diante.

– Ter um site que caia bem em qualquer dispositivoter um site responsivo

Sabemos que a Internet é móvel por excelência. A maioria dos acessos hoje é feito por meio de smartphones e tablets. Quando um site cai bem tanto em computadores pessoais como dispositivos móveis, significa que ele é “responsivo

O foco é portanto ter a melhor experiência possível para o usuário, que não precisará mais aumentar as letras ou imagens para visualizar o conteúdo com qualidade. Veja as vantagens de um site como esse:

  • melhora a experiência de navegação dos usuários;
  • aumenta a velocidade de carregamento da página;
  • diminui as taxas de rejeição;
  • aumenta as vendas;
  • aumenta as conversões de leads;
  • gera mais compartilhamentos nas redes sociais;

5 – Monitore seu site com o Google Analytics

Para descobrir se o seu website está recebendo tráfego, quantos usuários estão acessando, quais são as páginas mais visitadas e o tempo gasto em cada uma delas, basta utilizar esta ferramenta gratuita do Google. Trata-se de uma ferramenta de mensuração que auxilia na geração de leads e monitora indicadores-chave de desempenho do seu site.

6 – Invista no marketing de conteúdo

O conteúdo certo, na hora adequado é essencial para que um visitante comece a considerar fazer negócios com sua empresa. Isto é o que chamamos de marketing de conteúdo. Caso não invista nesta estratégia, você poderá perder inúmeras oportunidade de negócio. Afinal, para que serve ter um site lindo, responsivo, mas que não traz nenhuma informação de valor para os visitantes? Portanto, é importante saber que ter um conteúdo relevante é o segredo para engajar o público.

7 – Aumente o número de visitantes por meio do SEO

Estas três letras possuem um grande poder hoje em dia – desde que bem administradas, já que podem aumentar o tráfego de um site, assim como alcançar os resultados desejados em pouco tempo.

Em resumo, SEO são estratégias que visam melhorar o ranking nos resultados de motores de busca do Google. A importância desta estratégia é óbvia, já que se o seu site não conquistar uma boa posição no Google, Bing ou Yahoo, é possível que os clientes não encontrem os seus serviços de imediato.

Número de visitantes, permanência na página, taxas de rejeição, quantidades de links externos e internos, estes são alguns dos fatores que o Google leva em consideração para avaliar a relevância de seu site e assim lhe dar um bom posicionamento no ranking. Veja alguns outros fatores:

Ter endereços amigáveis

Lembra-se da importância do nome do seu site? Como já destacado, o nome precisa ser objetivo, mas é necessário pensar em uma palavra-chave, que pode ser até o próprio nome da sua empresa. Outra dica é criar URLs (os endereços das páginas) curtas e de fácil assimilação.

Palavras-chave

Essa técnica serve para segurar a atenção do visitante durante o acesso ao seu site. Uma das estratégias é inserir essas palavras nas chamadas de ação e nos subtítulos dos artigos do Blog.

Boa Escaneabilidade

Você fica com sono ao ler páginas que parecem entediantes? Isso ocorre porque além interessante, qualquer conteúdo precisa ser fácil de ler, ou seja, o usuário precisa acessar o site e ter uma visão completa de todas as informações. Para conseguir isso, tenha:

  • frases curtas,
  • tópicos,
  • intertítulos e
  • imagens otimizadas.

 

Conclusão

Como vimos, ter um site que gera resultados necessita de cuidados específicos que vão desde a estruturação até a mensuração e a aplicação de estratégias para torná-lo mais visível no meio digital.

Além de específicos, estes processos são bastante numerosos. Portanto, contratar uma empresa especializada torna-se alternativa viável para quem deseja alcançar os objetivos desejados. Afinal, quem é dono de um negócio lucrativo precisa se concentrar em sua empresa, e nem sempre terá tempo e disposição para analisar seu site e deixá-lo cada vez melhor. Entregar essa tarefa a profissionais do ramo faz toda a diferença, além de dar garantia de seu investimento não seja em vão.

Empresas que não possuem um site ou dependem apenas das redes sociais (a famosa página no Facebook) para interagirem com clientes estão com uma grande desvantagem. Mesmo que já tenha tido uma experiência desagradável com alguma empresa (ou sobrinho que faz site), considere agora a contratação de uma empresa com experiência, portifólio e que entrega resultados reais para seu negócio faturar mais e fidelizar clientes.

Comentários

comentários

Descubra como ter o site Perfeito!

Descubra como ter o site Perfeito!

Você pode multiplicar o faturamento de seu negócio se tiver o site certo! Quer saber como? Basta deixar seus dados!

Obrigado! Fique atento ao seu e-mail!

Share This