Muito diferente das redes sociais, que têm seu período de avanço, estabilização e declínio, o email marketing cresceu exponencialmente nos últimos anos. Prova disso é que 75% dos profissionais de comunicação estão usando mais essa ferramenta hoje do que há três anos.
Engana-se quem pensa que a ferramenta em si tenha evoluído, o email segue o mesmo de sempre. Porém, as estratégias de marketing que contemplam ele é que estão mais efetivas, como é o caso do inbound marketing.
Email marketing e inbound: entenda essa relação
Se você ainda não conhece, o inbound marketing é uma metodologia de trabalho que tem por objetivo atrair a atenção de leads qualificados para sua empresa. Ao fazer isso, evita que você gaste tempo e recursos com estratégias de interrupção ou o velho outbound marketing.
Creio que já percebeu como nossos hábitos de consumo mudaram. O consumidor atual está cada dia mais antenado com as novidades e usa de dispositivos conectados à internet para realizar suas buscas, comprar e também se relacionar. E com isso, o outbound perde um pouco da sua força, pois é mais custoso e não possui um amplo impacto.
Por outro lado, o inbound usa diversas ferramentas online para chamar a atenção de quem realmente interessa para a sua empresa. Uma delas é inclusive, o email marketing. Seu papel é fundamental, pois é responsável por nutrir seus leads e fazer com que eles avancem pelo funil de vendas.
Nutrição de Leads – O que é
Ao tomar contato com a sua empresa pela primeira vez, qual o cenário? O eventual visitante de seu site ou leitor de seu email provavelmente não deve estar pronto para a compra. O que ele busca é informação qualificada para ajudá-lo a entender suas reais necessidades.
O objetivo da nutrição de leads é que você mantenha esse público com alto potencial para se tornar cliente do seu negócio. Como? Por mantê-lo bem informado a respeito do seu mercado e de suas soluções. Já pensou em quanto custaria semanalmente o envio de malas diretas para 1000 pessoas? Quer economizar e cativar seu público? Envie emails.
Em uma estratégia de nutrição de leads, os e-mails são a ponte que liga a empresa à sua audiência. Com ele você envia conteúdos segmentados para cada grupo de personas, ajuda nas principais dúvidas e questionamentos. Pode inclusive fazer uma oferta aqui e outra ali para motivar seus leads a avançarem na jornada de compra e tornarem-se clientes.
A importância de se gerar um mailing qualificado
Por que você deve usar o email marketing e não outra ferramenta? É possível enumerar uma lista enorme de atributos que o email marketing apresenta e que outras ferramentas online não têm capacidade de oferecer. Veja as razões:
- É flexível e serve a diversos objetivos, como envio de: newsletters, cupons de desconto, ofertas, pesquisas e muito mais;
- Ele tem alto poder de segmentação, possibilitando que você crie mensagens personalizadas, o que aumenta as chances de conversão;
- É uma excepcional fonte de dados para que você conheça melhor sua audiência e com isso aprimore suas estratégias de marketing digital;
- Seu custo x benefício é excelente, pois é escalável e pode ser enviado a várias pessoas ao mesmo tempo;
- Tem a vantagem de poder ser automatizado, dispensando a presença de um profissional acompanhando todos os envios e feedbacks;
- Cerca de 40 vezes mais efetivo na aquisição de clientes do que o Facebook e o Twitter juntos;
- O email marketing gera 3 vezes mais compras que outras estratégias de marketing digital;
- O ticket médio de cada compra aumenta em até 17%;
- As campanhas podem ser acompanhadas em tempo real, fornecendo dados estratégicos sobre os seus resultados;
- Tem um ROI (retorno sobre o investimento) de mais de 4000%;
- Cerca de 90% da população usa essa ferramenta diariamente.
Diante destes dados, o que você acha? O Email marketing é ou não é essencial para uma estratégia de inbound marketing?