6 de março de 2020

Blog da Geração de Conteúdo

Como integrar o Marketing Digital ao Comercial de sua Empresa?

Como alinhar os objetivos da equipe comercial com a de marketing em um projeto de marketing digital? Entenda como escolher a melhor forma de integração

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

publicado em 6 de março de 2020
marketing digital

O Marketing digital é complexo. Sim, é uma afirmação que posso fazer depois de quase 10 anos de experiência. E essa situação acaba afastando as equipes de marketing digital e comercial. Isto acontece porque o marketing está tão preocupado em conseguir entregar, que muitas vezes foge dos objetivos esperados pelo comercial. A equipe comercial precisa trabalhar em conjunto no planejamento de marketing, indicando produtos, mercados e argumentação de vendas para as campanhas. Também precisa acompanhar os indicadores, para entender se as indicações foram assertivas. Mas afinal, como integrar as áreas de marketing digital e comercial?

Briefing das campanhas de marketing digital

Para começar, o comercial pode ser responsável pelo briefing, que geralmente contém:

  • Objetivos
  • Público-alvo
  • Argumentos de venda
  • Produtos

Homologação das campanhas digitais

Assim que as criações ficarem prontas, a equipe comercial deve realizar a validação do ponto de vista técnico, para entender se os argumentos foram corretamente aplicados.

Acompanhar os indicadores de desempenho

equipe comercial deve receber um relatório resumido do desempenho das campanhas, para aprender mais sobre seu público e interesses. Este é um dos maiores diferenciais do marketing digital: responder com números os “achismos” sobre o comportamento do consumidor.

Receber os leads no CRM e iniciar o processo comercial

Assim que um visitante se torna um lead, ou seja, um contato interessado em saber mais sobre o produto ou receber um orçamento, o comercial assume a responsabilidade para dar continuidade. Este repasse pode ocorrer com o envio de um e-mail com a solicitação do lead ou, em um processo mais organizado, a integração do lead com a ferramenta de CRM.

O marketing ainda pode apoiar com ações de remarketing para fortalecer a marca e os argumentos, e manter a lembrança.

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Isto é o Inbound Marketing

Alguns “gurus” distorceram o conceito de Inbound Marketing, associando ao processo de “automação” com geração e conteúdo. A automação é apenas uma das ferramentas para fortalecer o inbound, mas não é pré-requisto. O Inbound Marketing é pode ser definido como simplesmente alcançar o público e o transformar em lead para que a equipe comercial possa trabalhar de forma reativa e produtiva.

Portanto, de maneira resumida os passos são:

  • Comercial diz o que precisa;
  • Marketing digital define a estratégia e cria;
  • Comercial homologa e acompanha;
  • Marketing digital otimiza e analisa em detalhes, aumentando os resultados;
  • Comercial recebe o lead e inicia o processo de vendas; e
  • Marketing ainda pode apoiar com ações de remarketing para fortalecer a marca e a lembrança para que a venda seja realizada.

Fica óbvio: o marketing digital é um trabalho em conjunto. Afinal, não há leads sem que se alcance os clientes, e não há vendas sem argumentação comercial.

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