Descubra  a melhor forma de fazer marketing através da Internet para conquistar mais e melhores clientes. E saiba porque o inbound é uma excelente maneira de praticar um marketing jurídico limpo e de resultados na advocacia.

Marketing jurídico para conquistar clientes

Vivemos num mundo absolutamente conectado e repleto de informações. Nesta realidade cada vez mais competitiva, o inbound marketing para advogados e escritórios jurídicos surge como uma excelente estratégia para os profissionais que querem se tornar referência em seu campo de conhecimento.

No ramo de advocacia, informação e indicação são as duas principais formas de se conseguir clientes. Afinal, quantas vezes não te ligaram apenas para consultar sobre determinada lei e isso acabou resultando na sua contratação? Certamente você também se lembra de um cliente que chegou em seu escritório por indicação de outro, que já conhecia seu trabalho e reputação.

Outro fato é que as ciências jurídicas são extremamente complexas para aqueles que não são da área e o profissional gabaritado pode auxiliá-los nessas dúvidas, mostrando não só o domínio do Direito, mas que possui a habilidade de transformar esse conhecimento em algo inteligível, acessível, compreensivo. Infelizmente, estamos falando de uma área na qual uma minoria de maus profissionais, alguns até fraudulentos, fazem despertar a desconfiança do cidadão comum para toda a classe.

Em um cenário como este, oferecer informação adequada e correta é fundamental, pois desperta confiança. Afinal, quem não quer ser atendido por alguém que sabe explicar, se fazer entender e inspirar confiança? A melhor forma de trazer essa informação é disponibilizá-la onde as pessoas estão procurando: na internet, utilizando o inbound marketing.

Marketing  jurídico – como fazer na prática

O chamado marketing de conteúdo é uma das formas mais eficazes de se fazer inbound marketing, pois utiliza conteúdo em todas as formas possíveis (posts, e-books, vídeos, podcasts), visando a geração de leads. Gerar leads em marketing digital é o melhor caminho para gerar receita.

Imaginemos que a Lima & Duarte Associados é uma firma de jovens advogados, mas competentíssimos e ansiosos por atender clientes em busca de consultoria trabalhista (certamente uma das áreas do Direito com mais demanda por informações). Para se posicionar entre a enorme concorrência, a empresa adotou uma estratégia completa de inbound marketing.

Passo a passo do marketing jurídico

Este trabalho começa com posts que seguem regras de otimização de buscas para se posicionarem bem nas pesquisas do Google. Eis que um visitante acessa o site após encontrar um post sobre “Direitos trabalhistas para empregadas domésticas“ e, após ler, clica em um banner no fim da página a fim de preencher o formulário para fazer o download gratuito de um e-book sobre as mudanças nas regras de contratação de domésticas.

Afinal, o que esse visitante busca? Na verdade, ele está tendo problemas com a profissional que contratou para fazer os serviços domésticos e, temendo processos, está buscando informações para saber como pode demiti-la. Como o site da Silva & Silva está respondendo as principais dúvidas dele, ele continua frequentando e recebendo mais materiais, até que decide pedir um orçamento sem compromisso para uma consultoria. Pronto, esse simples visitante foi convertido a lead e acabou resultando numa oportunidade de venda, devido ao relacionamento constante construído basicamente com conteúdo.

Evidentemente, existem muitas variáveis no meio do processo que não cabem em um só texto, entre eles a construção de personas, automação de marketing e métodos de geração de leads, que já falamos anteriormente no blog. O importante é entender que é viável promover seu escritório de advocacia utilizando um ciclo completo de inbound marketing, que também já explicamos como funciona anteriormente.

Entenda como fazer marketing dentro da lei

O primeiro passo para um trabalho consistente em marketing é descobrir quem é seu cliente ideal, o qual chamamos de Buyer Persona.

Persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que é o mais vantajoso para seu negócio – contrata seu melhor serviço, contribui de maneira mais expressiva no seu faturamento, dá menos trabalho, tem menos objeções e reclamações, é mais adimplente, etc. Defini-lo de maneira correta vai tornar o seu conteúdo mais focado e com maior potencial de atrair as pessoas certas para seu site.

Quer descobrir seu cliente ideal, gratuitamente? A Geração de Conteúdo preparou esta ferramenta, que por meio de perguntas bem simples, consegue traçar corretamente o perfil do cliente de seus sonhos. Que tal experimentar?

 

 

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