Para alcançar isso, unem força com outros colegas ou optam por trabalhar sozinhos em um consultório e, em meio à empolgação da abertura da clínica ou consultório, alguns se esquecem de um ponto muito importante para o início e para a sobrevivência de qualquer consultório: o marketing médico.
Evite o erro mais comum ao abrir uma clínica médica
Marketing digital para clínicas e médicos – 7 dicas
Vejamos abaixo 7 dicas de marketing para médicos que pode ajudar qualquer empreendimento nesse início, tanto para se manterem em destaque entre os pacientes já conquistados como adquirir novos.
1 – Baseie-se no código ético para publicidade medicinal
2 – Seja encontrado na internet
3 – Ofereça conteúdos atrativos ao paciente
O que adianta ter um belo site, blog ou estar nas redes sociais se não tiver conteúdos atualizados e atrativos para oferecer a seus pacientes. Por meio desses conteúdos e com algumas palavras-chave é possível conquistar mais olhares para seu consultório pela internet, para isso, indico que você busque o apoio de uma agência ou um profissional de marketing digital.
Essa consultoria e plano de ação pode ter um custo mais elevado, mas o retorno é sempre positivo. Além disso, os conteúdos podem servir para transmitir maior autoridade à sua clínica e até para apoio às consultas, por exemplo, após prescrever um medicamento ou um tratamento, você poderá pedir à sua equipe para enviar um link sobre o medicamento receitado e sobre o tratamento, dessa forma, seu cliente se sentirá mais seguro e identificará a expertise de sua clínica em tratá-lo. Se estiver com dúvidas se isso funciona, faça um teste com alguns pacientes. Você verá que a fidelização deles ao seu consultório será bem maior que a daqueles que não receberam o material.
4 – Divulgue dicas nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais como Facebook, Twitter e até Instagram, permite uma maior proximidade entre seu consultório e pacientes. Além disso, se você postar dicas de saúde relacionadas à sua especialidade, as pessoas começarão a te seguir mais e se lembrarão de você.
Ainda sobre o Facebook: É importante que seu consultório tenha uma fanpage e não um perfil no Facebook. Muitas empresas não sabem que essa rede social disponibiliza um espaço próprio para empresas, que permite funcionalidades diferenciadas a de um perfil.
5 – Tenha uma marca forte e que transmita confiança
6 – Tenha uma boa estratégia de atendimento
A prestação de um serviço que encante o cliente é a arma secreta das grandes marcas. No caso de uma clínica não é diferente. Um bom atendimento, com uma atenção ímpar, um contato alguns dias após a consulta para saber como está o paciente e um lembrete via SMS ou Whatsapp antes da consulta são detalhes que podem fortalecer, evidenciar e transmitir maior confiança em seu consultório. Mas lembre-se, o contrário também é verdadeiro! Um atendimento inadequado pode acabar com toda a reputação conquistada por sua marca e, neste caso, eu te garanto que você estará em maus lençóis.
Sim, estamos falando de estratégias de pós-atendimento, pois hoje são bem comuns as que visam o pré-atendimento, neste sentido, elas também deverão constar em seu planejamento!
7 – Invista em relacionamento e em marketing boca a boca
Entenda a alma de seu paciente, gratuitamente
Uma das melhores formas de captar a alma de seu paciente é pelo estudo de suas características não só demográficas, mas também seus anseios, medos e valores. A Geração de Conteúdo desenvolveu uma ferramenta gratuita para esta análise, chamada Mapeamento de Personas. Acesse a ferramenta clicando aqui.