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7 dicas de marketing digital para clínicas e médicos

Como se destacar em um mar de clínicas e consultórios médicos? Confira 7 dicas para profissionais em medicina terem não só pacientes, mas fãs.

por Marcel Souza
fundador da Geração de Conteúdo

marketing digital para clínicas e médicos
Há um notório crescimento de clínicas e consultórios médicos no Brasil. Os brasileiros são conhecidos por seu espírito empreendedor, e claro, todos profissionais de saúde em seu processo de formação já pensam em montar seu consultório ou clínica médica ao concluírem seus estudos.

Para alcançar isso, unem força com outros colegas ou optam por trabalhar sozinhos em um consultório e, em meio à empolgação da abertura da clínica ou consultório, alguns se esquecem de um ponto muito importante para o início e para a sobrevivência de qualquer consultório: o marketing médico.

Evite o erro mais comum ao abrir uma clínica médica

Se você é médico, veja se não conhece uma história parecida com essa: um médico empreendedor que decide abrir um consultório com mais dois outros colegas, de especialidades correlatas. A abertura do consultório, legalmente falando, não foi tão burocrática e logo eles puderam começar a atuar com o atendimento a pacientes. No entanto, após cinco meses da abertura do consultório, eles chegaram a pensar em fechar, pois estavam operando com um número muito baixo de pacientes e não conseguiam cobrir nem mesmo os custos com o consultório. Por que isso aconteceu?
O motivo é simples. Ao abrir o consultório, pensaram em tudo: localização, valores de consulta, padrão de atendimento, decoração do ambiente, mas se esqueceram de como inserir o marketing em seu trabalho. A principal dificuldade que eles enfrentaram foi não conseguir divulgar e destacar o consultório deles em meio a tanto outros já existentes.

Marketing digital para clínicas e médicos – 7 dicas

Mas como é possível ao mesmo tempo destacar seu consultório e fazer com que os pacientes tivessem conhecimento do serviço e atendimento que eles ofereciam?

Vejamos abaixo 7 dicas de marketing para médicos que pode ajudar qualquer empreendimento nesse início, tanto para se manterem em destaque entre os pacientes já conquistados como adquirir novos.

1 – Baseie-se no código ético para publicidade medicinal

Não à toa este ponto encabeça nossa lista. É importante que, antes de iniciar qualquer divulgação do seu consultório ou clínica médica, você conheça bem o código de ética que estabelece algumas regras de divulgação dos serviços médicos. Por exemplo, o código de ética determina que não se pode fazer propagandas sensacionalistas ou que possam confundir ou constranger o paciente. Sabendo bem do código de ética, você evita propagandas indevidas e, consequentemente, uma punição pelo conselho de sua classe medicinal.

2 – Seja encontrado na internet

Devo admitir, esta é uma dica “quase” óbvia. Estar presente nos meios online é extremamente importante para que você seja encontrado por pacientes em busca de um consultório ou clínica médica. Por isso tenha um site confiável, de fácil navegação e que permita que o paciente entre em contato com seu consultório facilmente. De repente, pensar em uma funcionalidade que disponibilize a agenda livre do consultório ou que permita que o paciente fale com a recepcionista por meio de um chat pode ser um diferencial bem bacana.

3 – Ofereça conteúdos atrativos ao paciente

O que adianta ter um belo site, blog ou estar nas redes sociais se não tiver conteúdos atualizados e atrativos para oferecer a seus pacientes. Por meio desses conteúdos e com algumas palavras-chave é possível conquistar mais olhares para seu consultório pela internet, para isso, indico que você busque o apoio de uma agência ou um profissional de marketing digital.

Essa consultoria e plano de ação pode ter um custo mais elevado, mas o retorno é sempre positivo. Além disso, os conteúdos podem servir para transmitir maior autoridade à sua clínica e até para apoio às consultas, por exemplo, após prescrever um medicamento ou um tratamento, você poderá pedir à sua equipe para enviar um link sobre o medicamento receitado e sobre o tratamento, dessa forma, seu cliente se sentirá mais seguro e identificará a expertise de sua clínica em tratá-lo. Se estiver com dúvidas se isso funciona, faça um teste com alguns pacientes. Você verá que a fidelização deles ao seu consultório será bem maior que a daqueles que não receberam o material.

4 – Divulgue dicas nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais como Facebook, Twitter e até Instagram, permite uma maior proximidade entre seu consultório e pacientes. Além disso, se você postar dicas de saúde relacionadas à sua especialidade, as pessoas começarão a te seguir mais e se lembrarão de você.

Ainda sobre o Facebook: É importante que seu consultório tenha uma fanpage e não um perfil no Facebook. Muitas empresas não sabem que essa rede social disponibiliza um espaço próprio para empresas, que permite funcionalidades diferenciadas a de um perfil.

5 – Tenha uma marca forte e que transmita confiança

Acredito que você já sabe disso. Mas não basta repetir: ter uma marca forte, confiável e que seja lembrada é um diferencial em qualquer setor. Para seu consultório, essa importância é ainda maior, pois seus serviços e atendimento mexem diretamente com a percepção e confiança dos pacientes em relação ao seu consultório e à sua marca. Por isso, evite infantilismos, cores carregadas e ícones que não estejam associados à sua especialidade. Além disso, é importante investir em papelaria: pastas, envelopes, guias, receituário, tudo com sua logo. Isso com certeza reforçará sua marca!

6 – Tenha uma boa estratégia de atendimento

A prestação de um serviço que encante o cliente é a arma secreta das grandes marcas. No caso de uma clínica não é diferente. Um bom atendimento, com uma atenção ímpar, um contato alguns dias após a consulta para saber como está o paciente e um lembrete via SMS ou Whatsapp antes da consulta são detalhes que podem fortalecer, evidenciar e transmitir maior confiança em seu consultório. Mas lembre-se, o contrário também é verdadeiro! Um atendimento inadequado pode acabar com toda a reputação conquistada por sua marca e, neste caso, eu te garanto que você estará em maus lençóis.

Sim, estamos falando de estratégias de pós-atendimento, pois hoje são bem comuns as que visam o pré-atendimento, neste sentido, elas também deverão constar em seu planejamento!

7 – Invista em relacionamento e em marketing boca a boca

Esta é a forma mais eficaz de fazer marketing. As pessoas confiam no que as outras falam, então, ao ter um relacionamento diferenciado com seu paciente, ele terá uma experiência melhor com você. Treine sua equipe para ser muito cordial, afinal a pessoa já está sensibilizada por ter alguma enfermidade e necessita de mais atenção, e invista muito em pós atendimento. O importante é o paciente sentir que está protegido e recebendo seus cuidados. Se ele sentir isso, com certeza recomendará seus serviços para os outros.

Entenda a alma de seu paciente, gratuitamente

Uma das melhores formas de captar a alma de seu paciente é pelo estudo de suas características não só demográficas, mas também seus anseios, medos e valores. A Geração de Conteúdo desenvolveu uma ferramenta gratuita para esta análise, chamada Mapeamento de Personas. Acesse a ferramenta clicando aqui

 

 

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